pme

Pesquisa

As PMEs que Mais Crescem no Brasil

Histórico da pesquisa

O estudo anual realizado desde 2006 pela Deloitte, em parceria com publicações da editora Abril, aponta as empresas emergentes do mercado que mais expandem seus negócios no Brasil.

Acesse, a seguir, as últimas edições do estudo.

Edição 2019

Investimentos e inovação para enfrentar os desafios

A constante busca por inovação, eficiência e talentos foi, e continuará sendo, o pilar para o sucesso das PMEs de crescimento acelerado.

Saiba mais.

Edição 2018

Expansão acelerada em tempos de retomada gradual da economia

Apesar dos entraves de uma economia ainda em recuperação para realizar investimentos e gerar empregos, alguns caminhos despontam de forma clara no horizonte das PMEs de sucesso; notadamente: o foco no investimento em treinamento e na retenção de talentos e em uma prática de inovação que, embora ainda não amplamente estruturada, seja capaz de aumentar a eficiência e a produtividade.

Saiba mais.

Edição 2017

A estratégia do reposicionamento

Nesta edição, a pesquisa se debruçou sobre as estratégia do reposicionamento das empresas emergentes de sucesso frente aos desafios econômicos e de negócios.

Saiba mais.

Edição 2016

As lições para tempos desafiadores

A 11ª edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil” aborda a questão: "Como crescer em meio a um momento tão desafiador como o que vivemos recentemente na economia brasileira?". Certamente essa não é uma resposta fácil, mas as 100 empresas presentes no ranking estão aqui pelo mérito de terem conseguido não apenas encontrar caminhos para avançar em meio à turbulência, mas, ainda, pelos resultados positivos registrados de forma consistente em sua trajetória.

Saiba mais. 

Edição 2015

Os determinantes do crescimento nos últimos e próximos anos

Para marcar uma década deste projeto, o tema escolhido para esta edição foram os fatores determinantes para o processo de crescimento das pequenas e médias empresas. Dentro da diversidade de situações enfrentadas e dos caminhos escolhidos, é possível detectar alguns pontos em comum nas empresas mais bem-sucedidas na expansão de seus negócios.

Saiba mais.

Edição 2014

As práticas das empresas emergentes em saúde e bem-estar

Chegando à sua nona edição, o relatório  traz o ranking das 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram no País nos últimos três anos completos (2011-2013). Além disso, a publicação revela visões e tendências sobre um tema que cada vez mais ganha relevância no universo empresarial: qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho. 

Com o tema “As práticas das empresas emergentes em saúde e bem-estar”, a pesquisa faz um levantamento dos benefícios que as pequenas e médias empresas oferecem a seus funcionários.

Saiba mais.

Edição 2013

Empresas e empreendedores

A 8ª edição do estudo traz o tradicional ranking das 250 PMEs que mais crescem no País e uma pesquisa exclusiva sobre o perfil do empreendedor, realizada com fundadores ou sócios majoritários de organizações que já figuraram no ranking pelo menos uma vez ao longo das oito edições da pesquisa.

Saiba mais.

Edição 2012

Os desafios do ambiente de negócios no caminho das empresas emergentes

Com o tema "Os desafios do ambiente de negócios no caminho das empresas emergentes", o estudo de 2012 aborda questões essenciais para o avanço das organizações brasileiras.

As empresas classificadas para o ranking das que mais crescem vêm construindo uma trajetória consistente de expansão, deixando lições importantes em um país que busca hoje alternativas para superar gargalos históricos, que ainda dificultam o pleno desenvolvimento do potencial empreendedor do empresário brasileiro.

Saiba mais.

Edição 2011

A receita da rentabilidade para expandir os negócios

As análises geradas a partir da pesquisa mostram que o relacionamento com fornecedores e a obtenção de melhores condições de pagamento estão entre as práticas de redução de custos já adotadas pelas PMEs. Ainda para aumentar a rentabilidade, elas planejam ampliar em suas estratégias o controle mais eficiente de margens dos produtos e o relacionamento com os clientes.

Saiba mais.

Edição 2010

Um estudo sobre as empresas que cultivam as bases da sua expansão

As expectativas de negócios das empresas giram em torno de elementos que englobam desde a busca de descentralização da carteira de clientes, até a manutenção e elevação da parceria com grandes organizações: desafios e oportunidades que exigem a adequação às exigências do mercado, a redução dos custos sem comprometimento da qualidade e a expansão das operações tanto no mercado interno quanto externo.

Saiba mais.

Edição 2009

Eficiência nos novos tempos da economia

Em sua quarta edição, a pesquisa aponta a visão dos líderes das pequenas e médias empresas a respeito de fatores fundamentais para a sobrevivência e o crescimento. 

Saiba mais.

Edição 2008

As rotas e estratégias que levam à expansão dos negócios

A terceira edição da pesquisa se propõe a compreender os mapas de navegação, enfrentamento das dificuldades de gestão e os segredos para as empresas se manterem na rota de crescimento.

Saiba mais.

 

Edição 2007

Visões e práticas que aceleram o ritmo de expansão dos negócios

Esta edição da pesquisa aborda uma série de fatores críticos ao crescimento das PMEs: inovação, competitividade, posicionamento de mercado, decisões de investimento, meios de capitalização, modelos de gestão, estratégias de negócios, níveis de rentabilidade e entraves e determinantes do crescimento.

Saiba mais

Edição 2006

Lições e receitas para continuar crescendo

Os resultados do estudo expõem dados valiosos sobre quais são as fontes de recursos utilizadas pelas PMEs para manterem suas operações e quais são suas prioridades de investimento. Revelam também um panorama das estratégias e dos modelos de desenvolvimento que essas empresas adotam, bem como o estágio em que se encontram em relação às operações de comércio exterior.

Saiba mais.

Você achou útil?