Life at Deloitte

Projecto Farol

O primeiro projecto do think tank Deloitte Circle

O Projecto Farol é mais que uma análise ou um diagnóstico da realidade nacional. É, acima de tudo, uma visão e um guia para o desenvolvimento futuro do país até 2020 que assenta na denúncia de um pacto de conivência existente entre a cidadania e a governação, responsabilizando ambos. É com base nessa denúncia que o Projecto apresenta uma nova proposta de valores e comportamentos, que visa a criação de um desígnio nacional para a globalização, baseado numa visão de futuro abrangente e num novo contrato social.

Esta visão para Portugal em 2020 e este desígnio, pressupõe uma educação para a globalização, um reforço da iniciativa privada, capacidade de empreendedora à escala global, um aumento do papel das estratégias privadas e da concorrência, a construção de um território policêntrico como forma de compatibilizar crescimento e coesão e, por fim, a consolidação de um Estado inteligente, exemplo de eficácia e serviço. Serão estes pressupostos que permitirão a criação de um novo contrato social para a globalização como ideia motriz da mudança necessária.

Tal mudança inerente a este contrato social tem de ser acompanhada por um projecto estratégico e de coesão social que permita uma apropriada gestão da transição e dos seus custos. As principais linhas de força dessa transição devem ser: fazer parte de um plano estratégico de mudança, acautelar a coesão sem comprometer a transformação, a consciencialização de que este é um compromisso intergeracional e territorial, respeito pelo princípio do gradualismo e a interiorização dos custos da transição pela sociedade.

O meu Orçamento do Estado

A mais recente iniciativa do Projecto Farol é o lançamento do simulador do Orçamento do Estado 2014, à semelhança do que aconteceu no ano passado. O meu Orçamento do Estado é uma ferramenta online desenvolvida, em parceria com o Expresso e com o apoio da Deloitte, com o objectivo de desafiar os cidadãos a conhecerem melhor as contas do Estado, criando a sua própria proposta de Orçamento do Estado e avaliando o seu impacte real.

Em conformidade com os ideais do Projecto Farol, trata-se de um projecto de intervenção na sociedade que convida à reflexão e ao debate objectivo sobre a gestão de um orçamento que é de todos nós.
Depois de mais de 6.000 simulações em 2012, deixamos-lhe agora o desafio de submeter e partilhar a sua proposta de OE para 2014 em www.omeuorcamentodoestado.com.
Partilhe esta iniciativa.

A minha proposta da dívida

A par de "O meu Orçamento do Estado", o Projecto Farol, em parceria com o Expresso e com o apoio da Deloitte, procurou ainda dar mais um passo na promoção da cidadania activa através de um novo simulador online que permite que cada cidadão faça uma escolha consciente sobre o prazo de redução da dívida pública portuguesa aos valores definidos nos tratados internacionais. Cada utilizador poderá ainda avaliar o impacte real das suas escolhas para as gerações que acarretarão com o peso da redução da dívida.

Faça a sua proposta aqui

Achou esta informação útil?