Artigo

The Deloitte CFO Survey: 2017 Q1

Cautious optimism

Bem-vindos ao 4º CFO Survey Portugal. Este estudo periódico analisa as respostas dos CFOs das maiores empresas em Portugal, integrados num painel de mais de 1000 CFOs de um total de 19 países europeus: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia. Temos como objetivo perceber as expectativas dos CFOs portugueses face aos seus pares europeus e aos resultados do 1º trimestre de 2017. Este survey analisa tópicos económicos, financeiros e estratégicos, tornando os seus pontos de vista disponíveis para uma audiência mais vasta. Pretendemos que este estudo seja a voz da comunidade portuguesa de CFOs.

Key Findings

  • Houve um aumento significativo da confiança dos CFOs, com 52% a antecipar positivamente o contexto económico para opróximo ano
  • A instabilidade política ou económica em mercados externos, bem como as políticas públicas nacionais são apontados pelos CFOs como os maiores fatores de risco para o negócio (56% consideram-nos riscos prováveis de criar impacto)
  • O controlo de custos continua a ser o foco do próximo ano, segundo os CFOs inquiridos
  • Os CFOs portugueses atribuem uma probabilidade média de 28% a uma saída (ou voto de saída) de outro país membro da EU.

CFO Forum

O CFO Forum foi o palco do lançamento dos resultados do survey ao painel dos CFOs participantes.

Others

Aceda ao comunicado de imprensa.

Consulte o Signals, documento que compila os resumos dos CFOs surveys dos vários países a nível global.

Achou esta informação útil?