Deloitte Portugal | TMT Predictions 2023

TMT Predictions 2023

Conheça as previsões para 2023 e fique a saber mais sobre o futuro da área da tecnologia, dos media e das telecomunicações.

TMT Predictions 2023

Do planeta Terra ao espaço e, do espaço ao meta verso, as tecnologias de hoje estão a criar um novo amanhã. As empresas tecnológicas estão a liderar, no que diz respeito aos seus compromissos ambientais, de forma a construir um mundo mais sustentável. Os satélites de baixa órbita da Terra (LEO) continuam a ser lançados, e existem preocupações com colisões. No topo da órbita, os chips resistentes à radiação estão a modificar a fronteira. A produção virtual pode ser o efeito especial necessário para o filme de blockbuster de hoje e para o meta verso de amanhã.

Estes são apenas alguns dos tópicos abordados no TMT Predictions de 2023, conheça todas as tendências.

01. Telecomunicações

Deloitte TMT

Demasiado sobrecarregado mesmo antes de se conectar? Os satélites de banda larga vão ter de navegar um céu já muito saturado.

Os satélites LEO poderão trazer internet de alta velocidade a todos os cantos do mundo - no entanto, só o conseguirão se se mantiverem afastados uns dos outros. Felizmente, as indústrias adjacentes estão a unir-se para ajudar.

Ler mais
Deloitte TMT

A acessibilidade é possível: apresentamos o smartphone 5G que custa 92€.

Os telemóveis 5G, que custam menos de 92€, oferecem um sistema avançado de rede sem fios a consumidores em todo o mundo, com software, anúncios e vendas de conteúdo que potenciam os lucros.

Ler mais
Deloitte TMT

A promessa da tecnologia 5G finalmente vai ser cumprida: as redes independentes da tecnologia 5G têm capacidade para transformar a conectividade da empresa.

A migração para redes independentes de 5G irá permitir um aumento da densidade dos equipamentos, da confiança e da latência, abrindo a porta para aplicações mais avançadas da empresa.

Ler mais

02. Semicondutores

Deloitte TMT

Inteligência artificial no design dos chips: As empresas de semicondutores estão a usar a inteligência artificial para desenvolver chips mais rápidos, mais económicos e mais eficientes.

Os avanços recentes que têm sido feitos nos equipamentos estão a permitir às empresas de chips resolver um dos maiores problemas de design de sempre: Como incorporar 100 biliões de transístores apenas num metro quadrado?

Ler mais
Deloitte TMT

Semicondutores sobrecarregados: Atualmente os chips já são feitos de materiais que suportam muitos mais volts que os anteriores chips de silício.

À medida que as aplicações de alta tensão e alta potência, como os carros e carregadores elétricos, se têm tornado mais comuns, o nitreto de gálio e os semicondutores de carboneto de silício começam a ganhar cada vez mais expressão

Ler mais
Deloitte TMT

Os chips de radiação levam a energia tecnológica espacial e nuclear a outro nível.

A próxima geração dos chips de radiação está a fazer com que os equipamentos usados em ambientes com alta radiação transitem para o século XXI, finalmente.

Ler mais

03. Ecrãs e media

04. Tecnologia

Deloitte TMT

A batalha pelo domínio no mundo empresarial: Os fornecedores preparam-se para atacar o mercado emergente do edge computing.

A cloud, as telco, o equipamento e as empresas de plataformas, estão a disputar uma parte dos investimentos das empresas em serviços e produtos de ponta que tornam a computação mais rápida, segura e barata.

Ler mais
Deloitte TMT

O compromisso da tecnologia climática: Os impactos organizacionais e pessoais estão a conduzir os líderes de tecnologia em direção a uma ação climática mais rápida.

A indústria da tecnologia estabeleceu prazos ambiciosos para atingir o net-zero. As eficiências operacionais, os produtos sustentáveis e as inovações tecnológicas podem ajudar a cumpri-los.

Ler mais

05. M&A – Mergers and acquisitions

Deloitte TMT

Vamos fechar um negócio – com Gaming! O Gaming em M&A – Mergers and acquisitions está a ganhar expressão com base na consolidação, nas movimentações de portfólio e na tecnologia dos jogos.

As empresas de videojogos, os streamers de vídeo e até mesmo os hyperscalers procuram talento, tecnologia e propriedade intelectual ao investirem no Gaming em M&A - Mergers and acquisitions, como forma de expandir os portfólios e aceder rapidamente a novos mercados.

Ler mais
Deloitte TMT

Os desinvestimentos em Tecnologias, Media e Telecomunicações (TMT) regressam: os valores de negócio em tecnologia, media e telecomunicações podem voltar em força em 2023.

Muitas empresas de TMT têm o objetivo de se tornarem mais pequenas e mais focadas. A pressão e o elevado interesse das empresas de capital privado e de capital de risco podem facilitar esta ambição em 2023.

Ler mais

Leia o estudo completo TMT Predictions 2023

Notícias e insights

Conheça mais informações relativas aos setores da tecnologia, media e telecomunicações

Future of TMT

Quais são as tendências para Technology, Media & Telecommunications? Digital trends e os consumidores portugueses, como se relacionam?
Os especialistas da Deloitte partilham insights e dados sobre inovação tecnológica e os seus impactos na escolha dos consumidores.


Conheça as tendências.

Subscreva a nossa newsletter de Technlogy,
Media & Telecommunication

Contactos